IV Congresso Brasileiro de Percussão
Formação do(a) percussionista: desafios e estratégias no contexto das diversidades musicais
Instituto de Arte da Unesp
14 a 17 de novembro de 2024
Apresentação:
O IV Congresso Brasileiro de Percussão será realizado de 14 a 17 de novembro de 2024, no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. O congresso contará com a participação de professores e artistas – convidado(a)s pela comissão organizadora e/ou selecionado(a)s, através de chamada, pelas comissões científicas e artísticas. Ele incluirá concertos, conferências, mesas-redondas, comunicações orais, apresentações artísticas e recitais-palestras.
Tendo como tema a Formação do(a) percussionista: desafios e estratégias no contexto das diversidades musicais, essa edição buscará refletir sobre várias problemáticas relacionadas à educação e à formação musical no Brasil. Naquilo que se refere aos modelos existentes – programas, currículos e repertórios, por exemplo –, consideraremos traços de colonialidades, influências e incorporações de modelos e padrões europeus, a problemática da especialização vs. ecletismo, uso de novas tecnologias, diversidades e possibilidades de perspectivas não hegemônicas e de inserção de outros conhecimentos musicais na estrutura curricular e nas práticas musicais, procurando uma reflexão a respeito dessas condições no Brasil.
O evento procurará aplicar algumas ações afirmativas que promovam a participação de pessoas que pertençam a determinados grupos sociais.
O Congresso Brasileiro de Percussão objetiva incentivar, apoiar, discutir e divulgar a produção científica e de conhecimento na área da percussão no país, fortalecendo as relações e a cooperação artístico-científica acadêmica brasileira, assim como a integração entre pesquisas em desenvolvimento. Sendo o principal fórum de discussão da área no país, ele objetiva a manutenção das relações entre os programas de pós-graduação, tanto das cinco universidades que deram origem ao evento – UNESP, UFU, UFMG, UNICAMP e UFRN – como de outros programas que surgiram na última década. O Congresso é também um espaço para o diálogo entre pesquisadore(a)s, professore(a)s, artistas, estudantes e interessado/as no universo da percussão, aqui entendida em sua amplitude e diversidade. Neste sentido, múltiplos olhares sobre esta imensa família de instrumentos são esperados, como da performance, da criação, da educação, da musicologia, entre outros.
Coordenador Geral – Presidente
Prof. Dr. Carlos Stasi (UNESP)
Vice Coordenador
Prof. Dr. Eduardo Gianesella (UNESP)
Coordenadores Associados
Prof. Dr. Cesar Traldi (UFU)
Prof. Dr. Cleber Campos (UFRN)
Prof. Dr. Fernando Hashimoto (UNICAMP)
Prof. Dr. Fernando Rocha (UFMG)
Comissão Organizadora
Alisson Amador
Caio Chiarini
Camilla Julie
Carlos Stasi
Eduardo Gianesella
Fernando Da Mata
Breve histórico de eventos anteriores
O I Congresso Brasileiro de Percussão, realizado na UNICAMP – Universidade de Campinas em 2017, teve como tema A pesquisa sobre percussão no Brasil: trajetória e novos desafios, com base no fato de que, na década anterior, havia ocorrido no país um aumento significativo de pesquisas que tratavam da percussão em seus mais diversos aspectos.
O II Congresso Brasileiro de Percussão foi realizado na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, em 2019, tendo como tema os Desafios da Percussão na Academia Brasileira: entre a tradição e a contemporaneidade, de maneira a ressaltar a importância de dois aspectos da percussão: a sua inserção na música tradicional e o seu papel de destaque no experimentalismo da música contemporânea.
O III Congresso Brasileiro de Percussão, resultante da parceria entre a UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a UFU – Universidade Federal de Uberlândia, foi realizado em 2022, tendo como tema central a Pesquisa e Performance em Percussão no pós pandemia, período marcante de nossa história recente que levantou o questionamento de diversas práticas de maneira significativa.
O III Congresso Brasileiro de Percussão, resultante da parceria entre a UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a UFU – Universidade Federal de Uberlândia, foi realizado em 2022, tendo como tema central a Pesquisa e Performance em Percussão no pós pandemia, período marcante de nossa história recente que levantou o questionamento de diversas práticas de maneira significativa.
Realização