Edu Ribeiro

Reconhecidamente como um dos bateristas brasileiros mais atuantes e versáteis da atualidade, Edu Ribeiro é natural de Florianópolis onde começou sua carreira profissional e seus estudos musicais. Obteve graduação em Música Popular pela UNICAMP em 1996 e Lato Sensu em Educação para Ensino Superior pela UNIP em 2013. Desde 1997 vive em São Paulo, fixando sua vida profissional e trabalhando com diversos músicos. Entre 1998 e 2005 trabalhou com Yamandú Costa com quem gravou três CDs e dois DVDs. De 1999 até 2010 trabalhou com  Chico Pinheiro com quem gravou quatro CDs, participou de diversos projetos nacionais e  internacionais. Formou  em 2004 ao lado de Fábio Torres e Paulo Paulelli o Trio Corrente com quem gravou três CDs. O CD Song For Maura ganhou em 2013 o Grammy Awards na categoria Best Latin Jazz Album e em 2014 o Grammy Latino de melhor Álbum de Jazz. Com o mesmo trio Corrente fez parcerias com músicos como Mônica Salmaso, Leny Andrade, Leila Pinheiro, Stacey Kent, New York Voices, Mike Stern entre outros. Outras três de suas colaborações foram ganhadoras de Grammys Awards, 2008 Best Contemporany Jazz Álbun -National Academy of Recording Arts and Sciences -(USA) com o Álbun Randy in Brazil do trompetista Norte Americano Randy Brecker onde atuou como baterista; 2016 Best Latin Jazz Álbum - National Academy of Recording Arts and Sciences (USA) com o Álbum Made in Brazil da pianista Brasileira Eliane Elias onde atuou como baterista . 2017. Mejor Álbum de Jazz Latino - Academia Latina de Artes y Ciencias de La Grabación –(Latin Grammy), com o Álbum Dance of Time da pianista Eliane Elias onde tuou como baterista.

 

Também trabalhou como baterista com  Hamilton de Holanda, João Bosco, Ivan Lins, Maria Schneider, Brad Melhdau, Joyce, Anthony Wilson, Randy Brecker, Eliane Elias entre outros. Em 2009 ao lado de Lea Freire, Teco Cardoso, Tiago Costa e Fernando de Marco formou o quinteto Vento em Madeira com quem gravou três Cds com a participação especial da cantora Mônica Salmaso: Vento em Madeira, Brasiliana e Arraial. Este Grupo foi indicado em 2014 em duas categorias, Melhor CD e Revelação no Prêmio da Música Brasileira realizado anualmente no Rio De Janeiro. Tem onze discos lançados como líder ou colíder e diversas contribuições como baterista de vários artistas.

 

Em 2015 criou o Edu Ribeiro Music Workshop, portal de aulas online que conta com alunos de diversos países. Ministra oficinas e workshops no Brasil e exterior, destacando-se: California Brazil Camp (2006, 2007); Residências de uma semana  na Jullliard School of Music em Nova York nos anos de 2012 e 2013; Civebra (Curso de Verão de Brasília) 2009; Oficina de Música de Curitiba 2010 e 2011 e Festival de Música de Londrina 2016. Em 2016 fez uma série de master nos EUA passando por New England Schol (Boston), UMass (University of Massachusetts), Uconn (University of Conecticut ) e Five Towns College (Long Island NY); uma série de Masterclasses com o Grupo Vento em Madeira para a Royal Welsh College of Music no Reino Unido, ministrou dois workshops na África do Sul no National Youth Jazz Festival e uma semana de residência na Julliards School of music em Nova York.

 

Edu é professor de bateria, percussão  e prática de conjunto na Faculdade Santa Marcelina desde 2006 e Coordenador da área de Música Popular na EMESP-SP desde 2014. Para 2019 trabalha no lançamento dos CDs Folia de Reis e Na Calada do Dia, ambos de sua autoria e produção.

edu Ribeiro