Na última década ocorreu no país um aumento significativo de pesquisas que tratam da percussão em seus mais diversos aspectos. Como decorrência natural deste movimento, a UNICAMP sediou, em 2017, o I Congresso Brasileiro de Percussão e a UFMG estará sediando, em 2019, sua segunda edição, que tem como tema: Desafios da Percussão na Academia Brasileira: entre a tradição e a contemporaneidade.
O congresso contará com a participação de artistas, nacionais e internacionais, convidados(as) pela comissão organizadora e/ou selecionados, através de chamada, pelas comissões científicas e artísticas. O evento apresentará as seguintes atividades, concertos; conferências; mesas-redondas; comunicações orais e pôsteres, apresentações artísticas e recitais-palestras.
O tema do Congresso reflete alguns desafios discutidos em outros eventos da área: como conciliar o estudo e pesquisa das técnicas contemporâneas da percussão com os saberes tradicionais? A percussão chegou às universidades brasileiras a partir da música erudita. Mais recentemente os cursos de percussão têm buscado maneiras de inserir os saberes tradicionais e a música popular em seus currículos. O congresso busca trazer estas discussões à tona, ressaltando a importância dos dois aspectos da percussão: a sua inserção na música tradicional e o seu papel de destaque no experimentalismo da música contemporânea.